rss
email
twitter
facebook

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Denominação americana aprova oficialmente a ordenação de oficais gays

Segue-se uma maioria dos votos dos 173 presbitérios (organismos que regem o distrito) nesta terça-feira (10/05/2011) para alterar a constituição da igreja a fim de permitir que membros que matenham relacionamento com pessoas do mesmo sexo sejam ordenados como pastores, ministros, presbíteros e diáconos.

A mudança acaba com a exigência constitucional para os oficiais de viverem na fidelidade dentro da instituição do casamento entre um homem e uma mulher, ou a castidade no celibato.
Também termina 33 anos de disputa entre partidários e adversários do movimento e inverte o resultado de uma votação-chave de dois anos atrás, quando a maioria dos presbitérios vetaram a proposta.
No ano passado, na Presbyterian Church USA (Denominação Presbiteriana dos Estados Unidos) o seu mais alto órgão legislativo votou para retirar a proibição contra a ordenação do clero homossexual. Foi a quarta vez, desde 1997, que a Assembleia Geral aprovou uma resolução deste tipo. Anteriormente, a medida foi rejeitada pelos presbitérios da denominação quatro vezes seguidas. O voto da maioria dos presbitérios é necessária para alterar a constituição da Igreja.
Durante o ano passado, presbitérios votaram para aprovar a alteração da constituição da Igreja e desta vez, 19 presbitérios que haviam votado contra o movimento mudaram seu voto, talvez por consequência da saída de muitos membros conservadores nos últimos anos. Na terça-feira, o presbitério de Twin Cities tornou-se o oitavo sétimo presbitério a apoiar o movimento, esse foi o voto decisivo para dar a luz verde.
A Igreja Unida de Cristo, a Igreja Evangélica Luterana na América e na Igreja Episcopal já permitem a ordenação dos candidatos abertamente gays.
A ordenação do gay Gene Robinson, em 2003, causou uma fissura irreversível na Igreja Episcopal, que levou à separação dos membros ortodoxos e a formação de um novo corpo, a Igreja Anglicana na América do Norte. Embora a Comunhão Anglicana, da qual faz parte do TCE, proíbe abertamente o clero homossexual, do TCE aprovou uma resolução em 2009 a abertura do processo de ordenação à todos os membros batizados, o que inclui homossexuais praticantes.
Divisão também vem ocorrendo na ELCA , que abriu as portas para as lésbicas e clérigos homossexuais em 2009. Embora o corpo da igreja Presbiteriana não tivesse aprovado a ordenação gay até este ano, muitas congregações ortodoxas foram levadas ao descontentamento com o rumo liberal que já estava se movendo dentro da denominação, de acordo com levantamento da própria denominação, cerca de 100 congregações de 11 mil já deixaram a PC (USA) nos últimos cinco anos, com a perspectiva de que mais membros podem em breve se juntar a eles.
Um grupo conservador na denominação, presbiterianos para a renovação, disse em uma indicação terça-feira que estava considerando a possibilidade de formação de novas bolsas de convênio "dentro e talvez para além da PC (USA)."
Estas bolsas seriam baseadas em acordo de mais fidelidade teológica e "apoio contínuo à fidelidade bíblica", disse.
"Embora a votação em curso nos presbitérios restante seja importante, tanto como meio de testemunho fiel, e por uma questão de compreensão do estado de nossas divisões, o padrão bíblico da fidelidade no matrimônio entre um homem e uma mulher e a castidade no celibato em breve será removida como uma norma explícita denominacional para a ordenação e / ou posse de oficiais na igreja ", disse o grupo.
"Estamos profundamente aflitos com esta ação infiel, pois traz um grande prejuízo para a vida e o testemunho da PC (USA)", continuou. "Nós temos orado para que nossa denominação matenha esse padrão bíblico, e temos trabalhado para mantê-lo. Mas agora uma linha foi cruzada.
"A revisão do nosso Livro de Ordem sinaliza uma grande mudança em nossa vida de aliança e uma partida a partir das crenças e práticas da igreja histórica e global. Nós que estamos comprometidos com retendo o ensino claro da Escritura deve orar e trabalhar ainda mais para discernir a forma de avançar com fidelidade bíblica e por uma denominação que perdeu o seu caminho. "
Outra denominação protestantes, a Igreja Metodista Unida, ainda está debatendo o assunto. A muito menor e mais conservadora Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos proíbe a ordenação de mulheres e de candidatos declaradamente gays.


Fonte: Christianpost.com

14 comentários:

Anderson Luiz Silva de Faria disse...

Estes filhos de lutero sempre interpretando a sagradas escrituras de várias formas, e por isto que existe mais de 40 mil denominações protestantes no mundo uma verdadeira torre de babel, e agora esta da igreja protestante americana aprovando gays para falarem nome DEUS, assim dizendo que a união de pessoas do mesmo sexo tem plena aprovação do SENHOR.Isto tudo é uma lastima, o protestantismo envagélico cada dia que passa para mim é uma coisa do demônio estas igrejas são um erro.vendo está materia que meu colega me passou me dá vontade de vomitar, tenho noje do protestatismo.

Priscila יסילפרה disse...

Bom quase vomitei lendo isso pois odeio protestantismo...mais graças a Deus sou Católica uma Igreja que permanece fiel a mais de dois mil anos.Pax et bonum!Que Deus tenha misericórdia de vós!

Anônimo disse...

A ICAR fiel? A maioria da liderança vive no 'celibato'? Ah, fala serio! É querer nao enxergar...
E os padres pedófilos, onde estão na estatistica de fidelidade? Se me disser que a iCAR é hipócrita, eu concordaria. E por que nao falar dos êrros gritantes da Santa Inquisição? E as indulgencias?
Lamento a ignorancia dos fieis...

Anônimo disse...

Infelizmente em nossos dias o que vemos é o aumento da iniquidade predito nas sagradas escrituras; independente da denominação todo ser humano tende para a depravação total; Que Deus preserve os remanecentes fiéis pois os dias são maus; o PROTESTANTISMO continua firme pois protesta contra os DESVIOS que são contrários à Bíblia; sou Presbiteriano e fico entristecido com a denominação dos ESTADOS UNIDOS; que Deus Preserve a IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL , em NOME DE JESUS.

Priscila Almeida disse...

Não sou uma católica ignorante conheço a fé que professo a Igreja é Santa e sempre será pois é Ela é de Cristo a questão da pedofilia ñ é um problema exclusivo da Igreja Católica e ñ tem nada haver com celibato pastores tambem são acusados de pedofilia vemos por aí em alguns países como a Holanda por exemplo homosexuais fazendo protestos para que legalizem a pedofilia,hipócritas são os que ñ enxergam isso,e a questão celibato viver na castidade ñ é crime nenhum é decisão pessoal faz parte da disciplina da Igreja ñ é obrigatório e ñ existe estatística de fidelidade,fidelidade são aqueles que servem a Deus com amor e por amor.Paz e bem!

Anônimo disse...

Acho que ambos, católicos praticantes e os evangélicos fieis as escrituras, deveriam se preocupar é com a recente oficialização do casamento gay AQUI no Brasil, e não ficar batendo boca, pra descobrir quem é melhor ou píor.

Anônimo disse...

Presbiterianos Calvinistas,

Parabéns pelo trabalho na web!.

Se permite,

Diversos assuntos têm inquietado muitos de nós cristãos e a internet tem sido um espaço precioso onde podemos discutir diferentes pontos de vista sobre a religião, cultura, política e, sobretudo, o que acontece na sociedade seja no Brasil como em todo o mundo.

E essa é a proposta do blog independente Conversa Protestante, ou seja, o pensamento e a expressão de idéias sobre tudo aquilo que está ao nosso redor.

Faça uma visita e, se puder, coloque o nosso link em seu blog para dar aquela força!.

http://conversaprotestante.blogspot.com

Abs.

Unknown disse...

ME PRENDAM POIS EU PAULO E DEUS SOMOS HOMOFÓBICOS

Levítico 18:22 "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é"

Levítico 20:13 "Quando também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles."

Deuteronômio 23:17 "Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel."

I Coríntios 6:10 "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus"

O Divulgador Fundamentalista Bíblico disse...

Há 2 problemas na tradução:
1. "Embora a Comunhão Anglicana, da qual faz parte do TCE," - pergunto: que é "TCE", citado no texto do artigo, de "pára-quedas"?
2. Por que não traduzir "Presbyterian Church in America" por "Igreja Presbiteriana na América", e se evitar que fique homônima com a Denominação apóstata que é tema do artigo?

Unknown disse...

Como Pode um católico vir aqui falar de ua igreja isolada que não é mais cristã apartir deste momento, mesmo que ela se ache cristã as outras verdadeiras estão se desligando dela,


agora católicos virem falar mal de protestantes por cupa desses desviados americanos é o cúmulo, pois não existem nenhuma outra instituição onde tem mais homosexuais que a igreja católica e nenhuma outra isntituição teve mais crimes sexuais que a igreja católicas com seus padres pervertidos que abusão, nãode mulheres que seria sexo natural mais de meninos crianças masculinas são abusadas por padres todos os dias no mundo, tanto que varios paises querem obrigar a igreja católica a aceitar o casamento destes monstros para ver se essa perversão não entra mais em suas mentes doentias.

Anônimo disse...

Se tornará uma seita!

moraes disse...

graças a desgraça de lutero tems os hoje no brasil mais de 50 mil igrejas evangelicas que cada uma segue o que pensa pois não tem unidade; tem até igreja evangelica com pastores gays casados e lesbicas casadas; estamos numa sodoma e gomorra.

DarwinLOL disse...

Religiao eh um atraso msm viu, vcs sao um bando de homofobicos isso sim!

Elizeu disse...

Olá a todos vocês, evangélicos, católicos. protestantes, ateus, heterossexuais, bissexuais, gays, sejam o que forem não impota, são pessoas. Sou Escritor, Palestrante e desenvolvo um árduo trabalho dia após dia tentando unificar as pessoas, afinal somos todos descendentes de um mesmo ser, somos todos possuidores de espírito e alma, pois bem, fui desde meu nascimento evangélico fui batizado na igreja evangélica mais especificamente na IEQ, mais tarde quando mudei de cidade passe a frequentar a IPR, cresci na casa de um homem que hoje é pastor e sempre segui aos mais lindos e perfeitos conceitos de Deus, sou grato pois nunca tive a capacidade de dizer que tenho nojo de um ser humano tão imperfeito como eu mesmo, abandonei a um ano a igreja evangélica por um motivo simples, sou gay, e não me sinto no direito de sujar a integridade de uma instituição sacra com algo que ela não admiti-te des-de seus primórdios de fundação, sou a favor é claro da liberdade sexual, e sou digno tão quanto qualquer um de vocês meus caros, de adorar a Deus bem como a Jesus Cristo, no entanto dou-me o respeito de respeitar a instituição, não aprovo sobre circunstancia alguma a mudança da igreja e a abertura para homossexuais, mas sou a favor e levanto a bandeira, e abraço a causa de igrejas que desejam ser fundada abrindo as portas aos homossexuais, uma vez que não ultrajem ao nome de outras instituições já existentes.